Com palavras invento…palavras ao vento!

Escritas de quem ensina a escrever… A gente ensina a escrever? Esse blog nasce da necessidade da escrita, do registro de meu fazer em sala de aula…

Rapunzel e o Quibungo – sinopse

em setembro 21, 2013

Imagem

 

RAPUNZEL E O QUIBUNGO

As histórias de Príncipes e Princesas, os  tradicionais Contos de fadas carregam o dom do encantamento, com a promessa do “felizes para sempre”, nos envolvem numa atmosfera de sonhos…

Princesas lindas:  com olhos azuis como os da Cinderela, cabelos lisos e longos como a Rapunzel, de  pele branca como a Branca de Neve… Mas que, na maioria das vezes, não representa a diversidade racial de nosso país  – “Etnia caduca”, como diria Lenine!

Pensando nesta  “não coincidência” entre os contos europeus e o nosso povo, Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho se aventuraram na escrita  do livro intitulado Rapunzel e o Quibungo (lindamente ilustrado por Walter Lara, publicado por Mazza Edições), inspirado na história de “Rapunzel”.

Nesta história Rapunzel é uma linda menina negra, com olhos de jabuticaba e uma longa trança de cabelos bem enroladinhos!

A história se passa na Bahia, lá uma torre de bambu “faz às vezes” da belíssima torre do castelo encantado da versão original da história de Rapunzel. Rapunzel fica presa nesta torre pelo tenebroso Quibundo!

(Ah,  sobre o príncipe e outros detalhes sobre o Quibungo vou deixar que vocês descubram…Fica aqui o convite para a leitura do livro!)

A narrativa traz diversos elementos e situações que (re)colocam a personagem Rapunzel na cultura brasileira. A Rapunzel desta história adora cupuaçu, graviola e cajá (faltou só falar de umbu para combinar ou rimar com os versos da música Morena Tropicana: “beijo travoso de umbu, cajá”!!!)

Esta aproximação faz com que as crianças se identifiquem e se apropriem da história, permitindo a valorização e o reconhecimento de nossa cultura, de nosso povo, de nossa raça!

 

 

*Cabe aqui explicitar que o texto da aluna acima está sem correção, pois é uma 1a. versão da escrita (retomamos esta produção em sala de aula, no ateliê de correção de textos)


3 respostas para “Rapunzel e o Quibungo – sinopse

  1. emanuelle de souza amaral pereira disse:

    pro eu adorei que vc colocou so o meu ta beijos ate amanha

  2. giovanna cristina disse:

    me passe a historia

    • anaflaa disse:

      o livro que usei era emprestado, não tenho como resgatar a história de memória, segue a bibliografia: Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho. “Rapunzel e o Quibungo”, Editora: MAZZA EDIÇÕES.

Deixe um comentário